A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) abriu 600 vagas em quatro especializações gratuitas na modalidade a distância, vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). As especializações EaD UESC são regidas pelos Editais nº 168, 169 e 170/2026 e recebem inscrições on-line até 25 de outubro de 2026, às 23h59.
A oferta reúne os cursos de Ensino de Sociologia no Ensino Médio, Ensino de Ciências “Ciência é 10!”, Gestão em Saúde e Gestão em Saúde Mental. As atividades ocorrem pela internet, com encontros presenciais obrigatórios nos polos, preferencialmente aos fins de semana, conforme cronograma de cada curso.
UESC abre 4 Especializações EAD Gratuitas:
| Curso | Edital | Vagas | Polos |
|---|---|---|---|
| Ensino de Sociologia no Ensino Médio | 168/2026 | 150 | Eunápolis, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Itapetinga e Ubaitaba |
| Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | 169/2026 | 150 | Brumado, Ibicuí, Ibotirama, Itabuna, Itapetinga e Teixeira de Freitas |
| Gestão em Saúde | 170/2026 | 150 | Amargosa, Brumado, Ibicuí, Ilhéus, Itamaraju e Itanhém |
| Gestão em Saúde Mental | 170/2026 | 150 | Eunápolis, Gandu, Ibotirama, Ilhéus, Itabuna e Ubaitaba |
Quem pode concorrer
No curso de Sociologia, as vagas prioritárias são destinadas a pessoas com diploma de nível superior que atuem como professoras ou professores da Educação Básica. Para o cadastro reserva, o edital prevê prioridade para gestores ou outros profissionais da Educação Básica em exercício e, na sequência, para portadores de diploma de nível superior.
Em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”, as vagas prioritárias exigem diploma de nível superior e atuação docente na Educação Básica na área de Ciências da Natureza. O cadastro reserva abrange docentes da Educação Básica, gestores ou profissionais em exercício e pessoas diplomadas. IFSP abre inscrições para Especialização em En...
As duas especializações da área de saúde exigem graduação e vínculo ativo como agente público federal, estadual ou municipal. O Edital nº 170/2026 estabelece que eventuais vagas remanescentes podem ser preenchidas por outros públicos após a ocupação de 50% das vagas pelo público-alvo.
Como funciona a seleção
Os três processos seletivos têm uma etapa eliminatória, voltada à conferência de documento de identificação, formação acadêmica e exercício profissional, e uma etapa classificatória, composta por análise curricular e carta de intenções. Cada candidato deve escolher o tipo de vaga — prioritária ou cadastro reserva — e a modalidade de concorrência.
Os editais também preveem ampla concorrência, reserva de vagas para pessoas pretas ou pardas e para pessoas trans, com deficiência, indígenas, quilombolas ou refugiadas, além de vagas institucionais para docentes e demais servidores da UESC com ao menos cinco anos ininterruptos de vínculo, observados os requisitos de cada seleção.
Inscrições e calendário
As inscrições são gratuitas. O formulário do Edital nº 168/2026 atende ao curso de Sociologia; o formulário do Edital nº 169/2026 é destinado ao curso Ciência é 10!; e o formulário do Edital nº 170/2026 reúne Gestão em Saúde e Gestão em Saúde Mental.
| Etapa | Data |
|---|---|
| Inscrições | 16 a 25 de outubro de 2026 |
| Homologação das inscrições | 29 de outubro de 2026 |
| Resultado preliminar | 9 de novembro de 2026 |
| Resultado final e convocação | 13 de novembro de 2026 |
| Previsão de início das aulas | 15 de dezembro de 2026 |
📚 Leia Também
- → IFSP abre inscrições para Especialização em Ensino de Línguas
- → Cursos gratuitos Avamec: MEC libera 10 para professores
- → UEG abre 813 vagas em 32 cursos de graduação por transferência e segunda graduação
- → IFSudesteMG abre 151 vagas remanescentes em nove cursos de graduação por transferência e segunda graduação
- → Professores homens e mulheres: eles cresceram 17,1% em dez anos
- → USP libera 5 mil vagas gratuitas para curso de IA; inscrições terminam em dezembro




