Esta semana de março de 2026 traz excelentes oportunidades para profissionais de educação e áreas correlatas que buscam aprimoramento contínuo. Três importantes instituições federais brasileiras — IFRN, UFTM e IFMG — abriram inscrições para cursos de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) gratuitos, a maioria na modalidade Educação a Distância (EAD). Confira os detalhes de cada edital e saiba como alavancar sua carreira.
1. IFRN: Pós-Graduação EAD em Alfabetização e Letramento (150 Vagas)
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o Edital 16/2026, oferecendo 150 vagas para o curso de Especialização em Alfabetização e Letramento na Educação Básica.
Vinculado ao Campus Natal-Zona Leste, o curso é voltado prioritariamente para graduados em Licenciatura em Letras ou Pedagogia. Embora a modalidade seja EAD, estão previstos encontros presenciais em polos específicos do estado (Canguaretama, Caraúbas, Martins, Parelhas e Natal).
- Vagas: 150 (com reservas para PPI, PcD e Quilombolas).
- Seleção: Análise de Curriculum Acadêmico (experiência docente e profissional).
- Taxa: R$ 80,00 (possibilidade de isenção via CadÚnico).
- Inscrições: Exclusivamente via internet pelo Portal do Candidato SGC/IFRN.
2. UFTM: Especialização EAD em Ensino de Ciências (Ciência é 10!)
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em parceria com a UAB e CAPES, abriu inscrições para a 3ª edição da Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental – Ciência é 10!.
De acordo com a recente Retificação Nº 2 do Edital Nº 7/2026/PROPPG/UFTM, o curso com carga de 480 horas é voltado para licenciados em Ciências, Física, Química, Biologia ou Pedagogia. A seleção não exige prova, sendo baseada no tempo de experiência na Educação Básica.
- Modalidade: EAD com atividades e encontros presenciais (possivelmente aos sábados).
- Público: Professores efetivos/contratados da Rede Pública e Privada.
- Seleção: Tempo de experiência profissional no magistério da Educação Básica.
- Inscrições: Gratuitas. Acesse a página do Edital na UFTM.
3. IFMG: Pós-Graduação EAD em Docência para a Educação Inclusiva (100 Vagas)
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Arcos, lançou o Edital 314/2026 para o curso de Pós-graduação em Docência, focado em Educação Inclusiva. Uma excelente oportunidade de qualificação!
O grande diferencial é que o curso é 100% EAD e aceita profissionais graduados em qualquer área do conhecimento. São 100 vagas com diversas categorias de concorrência, visando a democratização do acesso.
- Modalidade: 100% EAD (sem encontros presenciais obrigatórios).
- Vagas: 100 (Ampla Concorrência, PcD, PPI, egressos RENAFOR, servidores e recém-formados).
- Seleção: Análise de títulos e experiência profissional (Barema autodeclaratório).
- Prazo e Taxa: Inscrições até 30 de março de 2026. Taxa de R$ 45,00.
- Inscrições: Site Institucional (SIGS IFMG).
📲 Fique por dentro de todas as oportunidades de educação! Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.



