Profissionais de diversas áreas que desejam se destacar no mercado ganharam uma nova chance de qualificação. A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculada ao Departamento de Educação a Distância (DEaD), publicou o Edital nº 01/2026. O documento rege o ingresso na Especialização em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, um curso desenhado para criar soluções práticas baseadas na economia circular, voltadas especialmente para a realidade amazônica.
UNIFAP abre 50 vagas para Especialização Gratuita em Inovação e Sustentabilidade. Curso híbrido em Macapá. Seleção por currículo. Inscreva-se!
A pós-graduação lato sensu funcionará no formato híbrido. Isso significa que os alunos estudarão pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas precisarão comparecer a encontros presenciais no polo de Macapá. O cronograma prevê 360 horas de aulas distribuídas ao longo de 10 meses (com possibilidade de prorrogação por mais três meses, caso necessário).
📲 Não perca os prazos desta seleção! Acompanhe nosso Whatsapp e Telegram oficiais para receber editais gratuitos todos os dias.
Vagas Disponíveis e Público-Alvo
Ao todo, o processo seletivo disponibiliza 50 vagas. O grande atrativo é que o curso aceita profissionais com diploma superior em qualquer área do conhecimento, desde que tenham interesse em gestão verde e inovação. Do total de vagas, 37 são para ampla concorrência e 13 são rigorosamente reservadas para políticas afirmativas (englobando pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, pessoas trans, PcDs, migrantes e populações do campo).
Como se Inscrever e Etapas de Seleção
Os interessados têm um prazo curto: as inscrições, que são isentas de taxas, encerram no dia 02 de março de 2026. Todo o procedimento deve ser feito de forma online, acessando o Site oficial do DEPSEC.
Para facilitar o acesso, a UNIFAP não aplicará provas objetivas. A avaliação dos candidatos será dividida da seguinte maneira:
-
Análise Curricular: Etapa que julgará o histórico acadêmico e as experiências profissionais do candidato (fase classificatória e eliminatória).
-
Análise Documental: Checagem de documentos, exigida para quem for concorrer pelo sistema de cotas.
-
Banca de Heteroidentificação: Fase voltada à confirmação da autodeclaração de candidatos inscritos nas vagas para pretos e pardos.
Conquistar uma especialização gratuita por uma universidade federal é um diferencial gigantesco, ainda mais em um tema urgente como a sustentabilidade. Se você busca se tornar um líder na transição para uma economia sustentável na Amazônia, não deixe para a última hora. Separe sua documentação e faça sua inscrição o quanto antes.



