Oportunidade de especialização gratuita no IFMG: Pós-Graduação em Educação para Relações Étnico Raciais EAD, voltada para profissionais da educação com vínculo em instituições de ensino.
IFMG abre 26 vagas para Pós-Graduação EAD gratuita em Educação para Relações Étnico-Raciais
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí abriu inscrições para o processo seletivo da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para Relações Étnico-raciais. O curso, totalmente gratuito e oferecido na modalidade a distância (EAD), é uma excelente oportunidade para profissionais da educação que buscam aprofundar seus conhecimentos na temática. As inscrições para a turma de 2026 já estão abertas e seguem até o início de dezembro de 2025.
O processo seletivo é regido pelo Edital 1029/2025 e visa classificar e selecionar candidatos para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. A especialização é focada na qualificação de profissionais que atuam em instituições escolares, buscando fortalecer o debate e a aplicação de práticas pedagógicas voltadas para as relações étnico-raciais.
Cursos e Vagas Oferecidas:
O curso ofertado é a Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais. Serão oferecidas 26 vagas no total.
O curso será integralmente na modalidade à distância (EAD), com aulas síncronas (das 19h às 22h, que serão gravadas e disponibilizadas) e assíncronas. A carga horária total é de 420 horas, com duração de três semestres letivos.
As 26 vagas são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, que representam aproximadamente 62% das vagas. Elas são divididas nos seguintes perfis profissionais:
- Docentes: 19 vagas (distribuídas entre Ampla concorrência, Pretos/Pardos, Indígenas/Quilombolas e Pessoas com Deficiência).
- Servidores não docentes: 5 vagas (distribuídas entre Ampla concorrência, Pretos/Pardos e Indígenas/Quilombolas).
- Servidores – IFMG: 2 vagas (distribuídas entre Ampla concorrência e Pretos/Pardos).
Quem Pode se Inscrever
Podem se candidatar profissionais de qualquer área do conhecimento que possuam curso superior completo (graduação) reconhecido pelo MEC.
O pré-requisito fundamental é que o candidato comprove vínculo empregatício (atual ou passado) em instituições escolares públicas ou particulares, sejam elas de educação básica ou ensino superior. O edital considera vínculos ocorridos no intervalo de 01 de janeiro de 2022 até o último dia de inscrição deste edital.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Inscrição, Classificação e Seleção
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online. O prazo iniciou no dia 03 de novembro de 2025 e se encerra às 22h00 do dia 01 de dezembro de 2025. A inscrição é feita através do preenchimento do Formulário Eletrônico.
Para efetivar a inscrição, é necessário o pagamento de uma Taxa de Apoio no valor de R$ 60,00 , a ser recolhida por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União). Candidatos inscritos no CadÚnico puderam solicitar a isenção da taxa no período de 03 a 14 de novembro de 2025.
O processo seletivo será dividido em três etapas. A seleção não utilizará prova objetiva, mas sim a análise da trajetória profissional e uma apresentação:
- Primeira Etapa (Classificatória): Análise do “Tempo de trabalho em Instituições Escolares” declarado pelo candidato (máximo de 50 pontos, sendo 0,4 ponto por mês trabalhado).
- Segunda Etapa (Eliminatória): “Comprovação do tempo de serviço”, onde a comissão validará os documentos comprobatórios enviados.
- Terceira Etapa (Classificatória e Eliminatória): Análise de um “Vídeo de Apresentação” (de 3 a 5 minutos) , que também vale até 50 pontos.
Esta especialização do IFMG Campus Bambuí representa uma excelente oportunidade de formação continuada para educadores e servidores que desejam implementar práticas pedagógicas antirracistas e promover a educação para as relações étnico-raciais. Sendo um curso EAD e gratuito, a iniciativa democratiza o acesso ao conhecimento de alto nível, alinhado às demandas sociais e legais da educação brasileira.



