Oportunidade de pós-graduação gratuita na UFAM foca em linguagens digitais e mídias na educação com o mestrado em Educomunicação; inscrições ocorrem até 17 de novembro de 2025.
Mestrado em Educomunicação na Amazônia: UFAM lança edital com 23 vagas para 2026
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) anunciou uma excelente oportunidade para quem busca especialização na área de comunicação e educação. Foi publicado o edital para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educomunicação e Linguagens na Amazônia (PPGEL-Amazônia), com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. Esta é uma chance de desenvolver pesquisas relevantes com foco acadêmico e social na realidade amazônica.
O Edital N.º 082/2025-PROPESP/UFAM oferece um total de 23 vagas. Essa distribuição inclui 17 vagas regulares, 5 vagas suplementares (destinadas a políticas de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência) e 1 vaga exclusiva para servidores efetivos da UFAM. O objetivo do programa é a formação de mestres em Educomunicação e Linguagens na Amazônia.
Linhas de Pesquisa
Os candidatos deverão escolher, no ato da inscrição, uma das duas linhas de pesquisa oferecidas pelo PPGEL-Amazônia:
- Linha 1: Linguagens e ferramentas comunicacionais para atuação digital
- Ementa: Focada em estudos sobre letramentos digitais, construção de conhecimentos e linguagens (verbais, visuais, etc.) em plataformas de mídias e tecnologias digitais, com ênfase nas populações amazônicas.
- Linha 2: Mídias e tecnologias na educação
- Ementa: Pesquisa o envolvimento e apropriação de mídias e tecnologias na educação das populações amazônicas, incluindo o protagonismo social de povos indígenas e ribeirinhos.
Quem Pode se Inscrever
Uma das grandes vantagens deste edital é a sua abrangência. O processo seletivo é aberto a candidatos de qualquer área de formação. Podem se inscrever portadores de diploma de Curso Superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Além disso, concluintes que ainda não possuem o diploma físico também podem participar. Para isso, devem apresentar uma declaração da coordenação do curso atestando que a graduação será concluída integralmente até a data da matrícula no mestrado.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Inscrição e Processo Seletivo
Os interessados devem ficar atentos ao cronograma. As inscrições para o mestrado na UFAM estarão abertas no período de 10 de novembro de 2025 a 17 de novembro de 2025. As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente via Formulário Eletrônico.
O processo seletivo será rigoroso e composto por três etapas principais, todas de caráter eliminatório e classificatório. Para ser aprovado em cada fase, o candidato deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).
- Etapa 1: Prova Escrita de Conhecimentos (Peso 0,4).
- Etapa 2: Avaliação do Projeto de Pesquisa (Peso 0,2).
- Etapa 3: Defesa do Projeto de Pesquisa (Peso 0,4).
A seleção poderá ser realizada de forma híbrida, ou seja, presencial ou virtual, conforme as condições do candidato.
Esta é uma oportunidade significativa para profissionais e pesquisadores que desejam aprofundar seus conhecimentos em educomunicação com foco no contexto amazônico. A UFAM, através do PPGEL-Amazônia, reafirma seu compromisso com a produção de ciência e tecnologia voltada para as especificidades da região. Os interessados devem ler o edital atentamente e preparar seus projetos de pesquisa, que devem estar obrigatoriamente articulados à linha de pesquisa e ao projeto do orientador pretendido.



