Especialização no Ensino de Línguas para graduados em qualquer área; seleção para a pós-graduação gratuita será por análise de currículo e carta de intenções.
IFSP Prorroga Inscrições para Pós-Graduação EAD Gratuita em Ensino de Línguas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Capivari, anunciou a prorrogação das inscrições para seu processo seletivo de Pós-Graduação Lato Sensu. A oportunidade é para a Especialização em Ensino de Línguas, oferecida de forma totalmente gratuita na modalidade de Educação a Distância (EaD). A mudança no cronograma foi oficializada pela Errata N° 1 (Edital N° 119/2025).
O Edital (N° 109/2025) prevê o preenchimento de 30 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. Embora o curso seja classificado como EaD, o cronograma inclui encontros presenciais obrigatórios.
Estes encontros ocorrerão no IFSP Campus Capivari aos sábados (períodos matutino e vespertino), sendo quatro encontros por semestre, realizados no início e no final de cada módulo. A carga horária total da especialização é de 420 horas.
Quem Pode se Inscrever?
Uma das grandes vantagens deste edital é a sua abrangência. Podem se candidatar às vagas os portadores de diploma de nível superior (graduação) devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em qualquer área do conhecimento.
O público-alvo preferencial, no entanto, inclui graduados em Letras e profissionais que já atuam com o ensino e aprendizagem de línguas (materna, estrangeira ou segunda língua) em diversas redes de ensino.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Inscrições, Classificação e Seleção
Conforme a errata recém-publicada, os interessados ganharam mais tempo para se candidatar. O novo prazo de inscrição vai até às 23h59 do dia 10 de novembro de 2025.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no Formulário Eletrônico, através do portal oficial do processo seletivo.
O processo seletivo do IFSP será realizado em etapa única, de natureza classificatória, composta por dois instrumentos de avaliação:
- Análise de Currículo (até 100 pontos): Baseada nas atividades comprovadas pelo candidato, como formação (diploma em Letras ou áreas afins), docência na Educação Básica e participação em eventos. Os candidatos devem enviar o Currículo Lattes.
- Carta de Intenções (até 100 pontos): Um documento em PDF (mínimo de 250 e máximo de 600 palavras) onde o candidato deve discorrer sobre suas experiências profissionais, motivação para o curso, bases teóricas que estuda e disponibilidade para os encontros presenciais.
Candidatos que zerarem em qualquer um dos dois instrumentos avaliativos serão eliminados do processo seletivo. O resultado preliminar está previsto para 05 de dezembro de 2025, com o resultado final agendado para 17 de dezembro.
Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da educação que buscam qualificação de alta qualidade e gratuita, chancelada por uma instituição federal. O curso visa aprofundar o conhecimento teórico-prático sobre o planejamento, implementação e avaliação de metodologias no ensino de línguas. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2026.



