Oportunidade de formação continuada em nível de mestrado para docentes em exercício. Inscrições abertas para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.
Mestrado PROFCIAMB 2026 da CAPES: Vagas Abertas para Professores da Educação Básica com Foco em Ciências Ambientais
O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) abriu o Edital para o processo seletivo de 2026, oferecendo uma oportunidade de qualificação para professores da educação básica. O curso, de modalidade profissional, visa aprimorar as práticas pedagógicas e fortalecer a produção de conhecimento didático-metodológico associado às questões socioambientais atuais. A rede é composta por nove universidades federais e estaduais, com a coordenação da Universidade de São Paulo (USP), abrangendo as cinco regiões do Brasil.
O Mestrado Profissional PROFCIAMB tem como área de concentração o “Ensino das Ciências Ambientais” e foi aprovado pela CAPES. Para o processo seletivo de 2026, serão ofertadas 133 vagas no total, distribuídas entre as universidades associadas. O programa é uma ponte essencial entre as universidades e as escolas da Educação Básica, permitindo que temas relevantes de pesquisa em Ciências Ambientais cheguem às salas de aula e à comunidade.
Linhas de Pesquisa
O programa se estrutura em duas linhas de atuação principais, que se desdobram em cinco projetos estruturantes.
- Ambiente e Sociedade: Investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas com os impactos do desenvolvimento na sociedade e no meio ambiente.
- Recursos Naturais e Tecnologia: Foca nas práticas formativas ligadas à compreensão do meio ambiente, ao uso dos recursos naturais e à construção de sociedades sustentáveis, abordando temas como água, solo, energia e construções sustentáveis.
Quem pode se inscrever?
Para se candidatar ao Mestrado PROFCIAMB, é obrigatório ser professor em efetivo exercício em sala de aula na rede de educação básica. A prioridade é para docentes da rede pública. Vagas não preenchidas por professores da rede pública poderão ser ocupadas por docentes de outras redes de Educação Básica, em um percentual de até 30% do total de vagas preenchidas pelo primeiro grupo. Além disso, é necessário possuir diploma de graduação em instituição reconhecida pelo MEC.
O Edital também prevê a reserva de vagas para grupos historicamente excluídos, como autodeclarados negros, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência (PCD), entre outros, conforme as resoluções específicas de cada universidade associada.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Prazo de Inscrição, Classificação e Seleção
As inscrições para o processo seletivo de 2026 serão realizadas exclusivamente pela internet, através dos endereços eletrônicos das instituições associadas, até o dia 21 de novembro de 2025. Confira as vagas em cada uma das instituições:
- UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana): 20 vagas
- UEM (Universidade Estadual de Maringá): 15 vagas
- UFPA (Universidade Federal do Pará): 15 vagas
- UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): 18 vagas
- UFPR (Universidade Federal do Paraná): 25 vagas
- UFS (Universidade Federal de Sergipe): 25 vagas
- UNB (Universidade de Brasília): 15 vagas
O processo seletivo será de responsabilidade de cada universidade associada e poderá incluir as seguintes etapas:
- Análise do pré-projeto de pesquisa
- Avaliação/Prova teórico-conceitual
- Análise do Curriculum Lattes
- Entrevista
- Prova de idioma
Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 na etapa eliminatória, conforme indicado no edital específico de cada instituição, serão eliminados. A divulgação da classificação final dos aprovados está prevista para até o dia 09 de março de 2026.
Este processo seletivo representa uma excelente iniciativa para a formação continuada de professores que atuam na linha de frente da educação no Brasil. O Mestrado PROFCIAMB oferece as ferramentas necessárias para que os educadores possam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, focadas na complexa e urgente temática das ciências ambientais, impactando diretamente a qualidade do ensino e a conscientização de milhares de alunos.



