2021CursosDoutoradoMestradoOportunidadePós-GraduaçãoUFRJUFTUNESPUNIRUSP

6 Universidades com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Educação ou Ensino

Contabilizamos 562 vagas em Instituições Federais e Estaduais para a Área de Educação e Ensino com inscrições abertas.

mestrado e doutorado em educaçãoSão vagas em diversas instituições espalhadas pelo Brasil com possibilidade de Ingresso em Pós-Graduação Gratuita na área de Educação.

Os Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino visam a formação de docentes mestres e/ou doutores em suas respectivas áreas de atuação e linhas de pesquisa, fomentando a formação de professores no Brasil.

As oportunidades vão surgindo no decorrer do ano, e cabe ao interessado estar ligado para que não perca os prazos e editais publicados pelas instituições.

Mestrado e Doutorado em Educação com Inscrições Abertas em 2021:

Diversas Instituições Federais e Estaduais espalhadas pelo Brasil estão com oportunidades em aberto para Mestrado na Área de Educação e Ensino. Para auxiliar, fizemos uma lista com 6 Instituições públicas que estão com processos seletivos em aberto para Mestrado e/ou Doutorado na área, e, que ao todo, ofertam 562 vagas em seus respectivos programas.

1. USP: Mestrado e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação / USP.

O maior destaque da nossa lista é a Universidade de São Paulo que publicou inscrições para seleção de alunos para o Mestrado e Doutorado vinculado à Faculdade de Educação. O programa conta com 6 áreas de concentração (Cultura, Filosofia e História da Educação; Educação Científica, Matemática e Tecnológica; Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças; Educação, Linguagem e Psicologia; Estado, Sociedade e Educação; Formação, Currículo e Práticas Pedagógicas) e 19 linhas de pesquisa.

Há possibilidade de ingresso no Doutorado Direto, ou seja, quando o candidato não tem mestrado.

São 294 vagas para ingresso em 2021 ou 2022, sendo 153 para Mestrado e 141 para Doutorado.

As inscrições ocorrerão de 07 a 18 de maio de 2021 e são gratuitas. Para os interessados, a Faculdade de Educação está promovendo oficinas de dúvidas  sobre o Edital e o programa.

2. UFRJ: Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação – PPGE.

O Programa da UFRJ está oferecendo 56 vagas para Mestrado em Educação com inscrições até o dia 14/05.

As pesquisas são desenvolvidas em uma das 6 linhas: Currículo, Ensino e Diferença; Formação docente, linguagens e subjetividade; Políticas e Instituições Educacionais; História, Sujeitos & Processos Educacionais; Inclusão, Ética & Interculturalidade; Estado, Trabalho-Educação e Movimentos Sociais

A taxa para esse edital é de R$ 100,00.

3. Mestrado em Educação Escolar da UNIR.

O Programa conta com 15 vagas para inscrições até o dia 04 de maio. O Mestrado objetiva formar docentes para atuação como professores-pesquisadores que contribuam para a produção e difusão de conhecimentos em Educação.

4. Mestrado em Educação na Universidade Federal do Tocantins.

São disponibilizadas 20 vagas. As inscrições vão até o dia 22 de junho de 2021. São desenvolvidas duas linhas de pesquisa: I – Currículo, Formação de Professores e saberes docentes e II – Estado, Sociedade e Práticas Educativas.

5. Mestrado em Ensino e Processos Formativos da UNESP.

A UNESP está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Processos Formativos com a oferta de 26 vagas.

O Programa conta com 4 linhas de pesquisa: Educação Matemática; Ensino de Ciências; Infância e Adolescência; e Tecnologias, Diversidades e Culturas.

O Programa está vinculado ao IBILCE – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), porém o programa é interunidades, envolvendo as unidades de São José do Rio Preto, Ilha Solteira e Jaboticabal.

6. RENOEN: Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Esse edital conta com 151 vagas para 6 instituições nordestinas que ofertam, em conjunto, o Doutorado em Ensino. É uma oportunidade de enriquecimento profissional destinada aos mestres em alguma das áreas de pesquisa do programa.

São 7 institutos e universidades públicas do nordeste – que compõem o RENOEN – que contam com oferta para o Doutorado: UFS, UFAL, IFRPE, UFC, IFCE, UES e UEPB.

As inscrições vão até o dia 29 de maio e são realizadas nos sites das instituições ofertantes.

Editais para Mestrado e Doutorado em Educação:

Se interessou por algum programa? Confira os Editais Específicos:

USP - Mestrado em Educação
USP - Doutorado e Doutorado Direto em Educação
UFRJ - Mestrado em Educação
UNESP - Mestrado em Ensino e Processos Formativos
UFT - Mestrado em Educação
UNIR - Mestrado em Educação Escolar
RENOEN - Doutorado em Ensino

Leia Mais:  IFSULDEMINAS: 3 Cursos Técnicos a distância com inscrições abertas

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo